A nossa sociedade passa por
transformação no aprendizado, onde aprender é praticamente obrigatório onde as pessoas
não estão preparadas o suficiente para essa aprendizagem, muitas vezes deixam o
fracasso tomar conta.
Hoje as pessoas estão mais dispostas a aprender, e
estão aprendendo cada vez mais pelo próprio crescimento social, desenvolvimento
pessoal, cultural e econômico.
A sociedade do conhecimento exige uma nova cultura
de aprendizagem que seja de maneira diferenciada com novas formas de entender e
administrar o conhecimento e não basta conhecer essas características, é
necessário que sejam criados espaços instrucionais, onde haja desenvolvimento e
aprofundamento na aprendizagem. É preciso investir no conhecimento. É
necessário dominar as formas de alfabetização literária, gráfica, científica,
informática, dentre tantas outras que a escola jamais pode ignorar. A escola
deve ser uma das primeiras fontes de informações tecnológicas, um trampolim
para a formação do aluno para uma sociedade aberta e democrática, atri- buindo
capacidades de aprendizagem que possam utilizar as informações recebidas em
conhecimento real.
Na era da incerteza em que vivemos, é preciso
aprender a conviver com diversas perspectivas, teorias relativas, informações
com múltiplas interpretações, para à partir disso tudo, construir um ponto de vista, um conceito ou
uma opinião própria.
Conhecer e pensar não significa chegar à verdade, e
sim dialogar com a incerteza.
Uma das metas da educação é incitar capacidades de
gestão de conhecimento dentro de muitas competências interpessoais, sociais e
afetivas e também adquirir competência para aquisição, interpretação, análise,
compreensão e comunicação da informação.
Para o aluno mudar a forma de aprender, o professor
também deve mudar a forma de ensinar, isso só será possível se houver mudança
na mentalidade, pois quem não tiver acesso às diversas formas culturais
socialmente constituída, está social, econômico e culturalmente empobrecido.
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