quinta-feira, 19 de julho de 2012


****    Novas tecnologias educacionais...    ***


 O uso de novas tecnologias na escola é progressiva e deve acompanhar a evolução tecnológica tanto para os professores quanto para os alunos. 

A partir do momento em que surgiram as TICs a aprendizagem do professor sobre as tecnologias vem sendo fortemente ensinada e aprendida, facilitando ao professor a conexão com as novas tecnologias onde o volume de informação é muito grande. 

O essencial é que a escola tenha uma visão mais abrangente e possua ferramentas de produção colaborativa no processo de conhecimento em todas as áreas no sentido mais amplo e a metodologia muito mais central. 

Hoje há muitos cursos privados de introdução das novas tecnologias, de requalificação profissional e também inúmeros telecentros de tecnologia distribuídos pelas periferias e bairros onde o acesso deve ser disponível e flexível a qualquer pessoa, tanto de baixa renda, desempregados ou de terceira idade que são pessoas plenamente ativas, e todos poderão interagir entre trabalho e educação.

 É necessário que o currículo escolar seja alterado incluindo fluentemente as novas tecnologias e aproveitá-las para um grande avanço no processo de ensino e de aprendizagem, incluindo entre tantos projetos, visitas à diversos tipos de empresas onde o aluno deverá ter conhecimento total do funcionamento dessas empresas e que após a conclusão dos estudos os jovens e adultos possam se inserir mais facilmente na área profissional. 

A escola deverá ser organizadora de conhecimentos e articuladora dos espaços do conhecimento que está se multiplicando muito rapidamente. Vem aumentando muito o volume de informações que recebemos de todos os lados à todo momento e a escola deve ensinar como selecionar quais informações são realmente significativas e aproveitáveis como cita Dowbor numa frase de Montaine “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita” . 

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